
Atividades Didáticas
Nesta 13.ª edição da grande festa da curta-metragem — O Dia Mais Curto — as escolas de todo o país podem acolher nos seus auditórios, bibliotecas ou salas de aula quatro programas de filmes, reunindo algumas das mais recentes curtas-metragens nacionais e internacionais distinguidas em festivais de referência.
Programa
O programa Novas Curtas Portuguesas reúne quatro curtas-metragens nacionais recentemente estreadas que, entre a animação e a ficção, apresentam olhares de realizadores emergentes e conduzem o público por narrativas que atravessam o passado, as relações familiares e os dramas da adolescência.
Para reservar a sua sessão, contacte-nos através dos nossos contactos oficiais.
· · · ·
— RUI CARLOS
Margarida Paias · Portugal
2025· FIC · 15 min
— LA DURMIENTE
Maria Inês Gonçalves · Portugal, Espanha
2025 · DOC/FIC · 20 min
— CÃO SOZINHO
Marta Reis Andrade · Portugal/França
2025 · ANI · 13 min
— SOL MENOR
André Silva Santos · Portugal
2025 · FIC · 27 min
Público Alvo
Preço
Duração
Lotação
Horário
Videos
A história real de um cão deixado ao abandono na sua própria casa, no tempo em que o meu avô começou a experienciar a sua viuvez e eu regressava de Londres, lugar onde me senti mais sozinha que nunca.
Explora a história da infanta medieval D. Beatriz de Portugal (1373-1420) através da fabulação e do imaginário infantil. Tomando como cenário o Mosteiro de Sancti Spiritus em Toro, Espanha, onde jaz o sepulcro de D. Beatriz, um grupo de sete crianças encena e interpreta fragmentos da vida desta personagem apagada pela história, mas preponderante na crise dinástica portuguesa de 1383.
Nos anos 80, num dia de verão, Rui Carlos e seus amigos Maranau e Tomané aproveitam o tempo livre no bairro, entre jogos de futebol e brincadeiras. Rui Carlos conserta os sapatos desgastados e sai para pedir emprestada a valiosa bola de futebol da vizinha, Dona Olinda, que a confia diariamente. Com as equipas formadas, o jogo começa, mas logo surgem as interrupções típicas: uma visita do cão Mascote, uma pausa para o lanche e novas brincadeiras. No entanto, quando a bola se fura, Rui Carlos é deixado sozinho para lidar com a responsabilidade e os desafios da vida adulta.
Primavera. Uma sonata, uma carta, um ramo de flores. A paisagem de São João da Madeira, pequena cidade no norte de Portugal, é lentamente atravessada por um comboio. Samuel, 38 anos, dedica os seus dias ao trabalho como professor de flauta e aos rituais de luto pela viuvez de Luísa, com quem partilhava um quotidiano dedicado à música. Após uma visita do irmão, Samuel enfrenta um novo impasse na sua vida.
FAQs
Para inscrever a turma/escola nas nossas atividades basta enviar email para s.educativo@curtas.pt ou preencher o nosso formulário de inscrição.
A Curtas Metragens - Cooperativa de Produção Cultural C.R.L. foi fundada em 1997 e está sediada em Vila do Conde.
A sua atividade desenvolve-se em vários projetos (Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, Agência da Curta Metragem, Solar – Galeria de Arte Cinemática, Curtas – Serviço Educativo), tendo-se iniciado na produção de obras cinematográficas em 2002, nomeadamente com a coprodução de quatro curtas-metragens, desenvolvidas no âmbito da 10.ª edição do Curtas Vila do Conde.
O Curtas – Serviço Educativo apresenta-se como um conjunto de ações direcionadas ao público escolar e que contribui para a educação pela imagem em movimento, incentivando novos modos de ver e a formação de alunos e professores.