Atividades Didáticas
Neste 3.º Turma Curtas – Cinema para Escolas vão ser exibidas as três curtas-metragens do programa do Prémio do Público Europeu. Consulte aqui todos os filmes deste programa.
Programa
A edição deste ano do Turma Curtas conta ainda com uma novidade: uma curadoria dedicada ao público jovem que apresenta as curtas-metragens premiadas pelo público europeu.
Para reservar a sua sessão, preencha o seguinte formulário ou contacte-nos através dos nossos contactos oficiais.
· · · ·
— Cura Sana
Lucía G. Romero
2023, Espanha, FIC, 18 min
— Percebes
Alexandra Ramires, Laura Gonçalves
2024, Portugal/França, ANI/DOC, 12 min
— Deux Personnes Échangeant de la Salive
Alexandre Singh, Natalie Musteata
2024, França/EUA, FIC, 36 min
Público Alvo
Preço
Duração
Lotação
Horário
Videos
Jessica é uma adolescente de 14 anos que vem de um meio marginal. O abuso do pai desde pequena transformou-a numa jovem revoltada e autodestrutiva, com uma grande armadura mesmo em relação à sua irmã mais nova, Alma, de 8 anos, com quem tem uma relação de hostilidade. Durante uma viagem a San Juan, Jessica perceberá que não quer ser como o pai e aprenderá a tratar a irmã mais nova com amor e não com violência.
Com o mar e um Algarve urbano como pano de fundo, seguimos um ciclo completo da vida de um molusco especial chamado PERCEBES. No percurso da sua formação até ao prato, cruzamos diferentes contextos que nos permitem compreender melhor esta região e aqueles que nela habitam.
Uma tragédia absurda que decorre numa sociedade repressiva onde beijar é punível com a morte e as pessoas pagam pelas coisas recebendo bofetadas na cara. Angine, uma mulher infeliz, faz compras compulsivamente numa loja de departamentos. Lá, ela fica fascinada por uma vendedora ingénua. Apesar da proibição de beijar, as duas tornam-se íntimas, levantando as suspeitas de uma colega ciumenta.
FAQs
Para inscrever a turma/escola nas nossas sessões de cinema do Turma Curtas basta enviar email para s.educativo@curtas.pt ou preencher o nosso formulário de inscrição.
A Curtas Metragens - Cooperativa de Produção Cultural C.R.L. foi fundada em 1997 e está sediada em Vila do Conde.
A sua atividade desenvolve-se em vários projetos (Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, Agência da Curta Metragem, Solar – Galeria de Arte Cinemática, Curtas – Serviço Educativo), tendo-se iniciado na produção de obras cinematográficas em 2002, nomeadamente com a coprodução de quatro curtas-metragens, desenvolvidas no âmbito da 10.ª edição do Curtas Vila do Conde.
O Curtas – Serviço Educativo apresenta-se como um conjunto de ações direcionadas ao público escolar e que contribui para a educação pela imagem em movimento, incentivando novos modos de ver e a formação de alunos e professores.
Desde 2019, um conjunto de prestigiados festivais europeus tem vindo a organizar o Prémio Europeu do Público de Curtas-Metragens (ESFAA – European Short Film Audience Award): uma seleção das melhores curtas-metragens europeias premiadas com o galardão do público nos respetivos países. Estas obras competem entre si por um prémio de 3.500 €, apoiado pelo programa Europa Criativa MEDIA, atribuído com base na votação do público em cada um dos festivais parceiros.
Após uma digressão de um ano pelos diversos festivais, a decisão final do público é revelada em maio, durante o Festival de Curtas-Metragens de Bruxelas.