Atividades Didáticas
É nos espaços da Solar — Galeria de Arte Cinemática que se desenvolve grande parte da oferta educativa do ANIMAR, com visitas-guiadas, oficinas de animação e sessões de cinema ao ar livre. As visitas podem ser adaptadas a cada nível de ensino, do pré-escolar ao ensino superior, mediante marcação prévia.
Programa
Ana Vaz é uma artista e cineasta cuja prática cruza o cinema, a instalação e o texto performativo. É no limbo do contágio entre elementos histórico-etnográficos e especulações ficcionadas que as suas peças dissecam práticas destruidoras do nosso tempo e, talvez, daqueles que ainda virão. Profundamente implicados com a modernidade colonial e ambiental, os seus filmes imprimem experiências sensorialmente carregadas que testam a perceção humana, expandindo-a para lá dela própria, até outras forma de vida.
Foi em 2023 que Vaz deu início à sua série de poemas cinematográficos sobre a história colonial e o futuro de diferentes capitais europeias, exibindo o seu primeiro capítulo nos 24.º Prémios da Fundação Pernod Ricard em Paris.
Agora, o novo capítulo "O que aconteceu ainda está porvir" é dedicado à cidade do Porto e está patente na Solar – Galeria de Arte Cinemática, em parceria com o Batalha Centro de Cinema e o Circular Festival de Artes Performativas. O projeto expande-se também para o Teatro Municipal de Vila do Conde, onde haverá uma leitura-performance conduzida pela artista, intitulada Lysboa, Paraguay, e a projeção de quatro dos seus filmes: Occidente, Há Terra!, Apiyemiyekî? e A Idade da Pedra. No Cinema Batalha, será ainda projetada a curta-metragem Meteoro, seguida de uma conversa com Ana Vaz e Isabel Carvalho.
Público Alvo
Preço
Duração
Lotação
Horário