Atividades Didáticas
É nos espaços da Solar — Galeria de Arte Cinemática que se desenvolve grande parte da oferta educativa do Serviço Educativo, com visitas-guiadas, oficinas de animação e sessões de cinema ao ar livre. As visitas podem ser adaptadas a cada nível de ensino, do pré-escolar ao ensino superior, mediante marcação prévia.
Programa
Realizadora, ativista, mulher, iraniana, Maryam Tafakory é um dos nomes mais promissores do cinema contemporâneo. Trabalhando sobretudo a partir de found footage, e aproximando-se, algumas vezes, da ideia do ensaio audiovisual, a cineasta tem procurado investigar as imagens e aquilo que elas escondem. É, talvez, relevante citar o seu modus operandi, que criticamente coloca a ênfase nas produções de sentido e na criação tanto de imaginários nacionais como das invenções da tradição: “Nos últimos anos, apresentei cada um dos meus filmes com um breve pedido: que o público preste atenção ao que não pode ver, para refletir sobre a razão pela qual a visibilidade pode ser sobrevalorizada. Estou a tentar distinguir entre os atos de ver e de testemunhar, ao mesmo tempo que encorajo os espectadores a ler as imagens com uma paranoia crítica, assumindo que falta sempre alguma coisa” (Frieze, 250, 2025).
De 12 a 20 de julho, o 33.º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema apresenta um programa completo dedicado à realizadora, incluindo um conjunto de sessões que combinam uma retrospetiva parcial da sua obra cinematográfica com uma Carta Branca, permeando e expandindo em sala os diálogos e influências que as suas escolhas estabelecem. O programa completa-se com uma visita guiada, incidente sobre a exposição, e uma leitura performativa e uma conversa aberta ao público.
Público Alvo
Preço
Duração
Lotação
Horário
Videos
Maryam Tafakory inaugura a sua primeira exposição em Portugal, "Which pain does film cure?", na Solar – Galeria de Arte Cinemática, a 12 de julho. A exposição apresentará um corpo de trabalho diversificado, uma seleção de obras já conhecidas e outras desenvolvidas expressamente para a exposição, toda ela imaginada pela artista em dispositivos site specific. No conjunto, incitam a aprofundar reflexões sobre as contradições da sociedade iraniana, e sobretudo o lugar da mulher e do desejo.
FAQs
A Curtas Metragens - Cooperativa de Produção Cultural C.R.L. foi fundada em 1997 e está sediada em Vila do Conde.
A sua atividade desenvolve-se em vários projetos (Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, Agência da Curta Metragem, Solar – Galeria de Arte Cinemática, Serviço Educativo), tendo-se iniciado na produção de obras cinematográficas em 2002, nomeadamente com a coprodução de quatro curtas-metragens, desenvolvidas no âmbito da 10.ª edição do Curtas Vila do Conde.
O Serviço Educativo da Curtas Metragens C. R. L. apresenta-se como um conjunto de ações direcionadas ao público escolar e que infere à educação pela imagem em movimento, incentivando novos modos de ver e a formação de alunos e professores.
Para inscrever a turma/escola nas nossas atividades basta enviar email para s.educativo@curtas.pt ou preencher o nosso formulário de inscrição.
A todos!