Exhibition
Animar 5 - 1 - Exhibition
Exhibition - 1 -
Exhibition - 1 -
Opening hours: Tuesday - Friday 14.30-18.00Saturday and Sunday 10:00-12:30 / 14:30-18:00Free entryGUIDED TOURSSolar – Cinematic Art Gallery07.12.2009 - 05.03.2010Monday-Friday, 10h-18hFree entry to schools and other groups
Exhibition - 2 -
INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DO CINEMA DE ANIMAÇÃO
Exhibition - 2 -
Uma viagem ao mundo da animação que proporciona a descoberta de materiais e técnicas utilizados em diferentes épocas.Em 1895, os irmãos Lumière criaram o cinematógrafo, marcando o início do cinema. Pouco depois, em 1906 o inglês James stuart Blackton realiza aquele que muitos historiadores consideram o primeiro filme de animação: “Humorous Phases of a Funny Face”. Mas a história da animação pode ser estudada antes desta data. Antes que Blackton realizasse seu filme outros tentaram alcançar a técnica da animação e para isso desenvolveram estudos e brinquedos opticos que forneciam a ilusão do movimento. BRINQUEDOS ÓPTICOS E OUTRAS INVENÇÕESMesmo sem o conhecimento técnico da persitência retiniana, os chineses desenvolveram os Jogos de Sombras por volta de 5000 a.C. Experiências posteriores como a câmara escura e a lanterna mágica constituem os fundamentos da ciência óptica, que torna possível a realidade cinematográfica. Para captar e reproduzir a imagem do movimento foram construídos vários aparelhos baseados no fenômeno da persistência retiniana.TAUMATRÓPIO / THAUMATROPEO Taumatrópio consiste num disco com duas figuras diferentes desenhadas uma em cada lado, mas em posições invertidas. Cada extremidade do disco possui um pedaço de fio. Quando se faz girar o disco rapidamente sobre o fio esticado, as duas imagens parecem estar sobrepostas dando a ilusão de se tratar apenas de uma figura. Quanto mais depressa o disco girar, maior será a ilusão criada. O taumatrópio foi criado em 1825, pelo físico londrino Dr. John ayrton Paris, para demonstrar o fenómeno de persistência retiniana. ZOOTROPE / DAEDALUMO Zootrope ou Daedalum é um cilindro oco tendo rasgadas nas bordas superiores um certo número de fendas espaçadas regularmente uma das outras. Qualquer desenho colocado no interior dos intervalos situados entre as fendas é visível através das fendas opostas. Se esses desenhos reproduzem as fases sucessivas de uma acção obtém-se, fazendo girar o cilindro, o mesmo efeito de movimento que se observa com o Fenaquistiscópio e/ou Estroboscópio, não havendo a necessidade de colar o olho ao aparelho, já que quando gira parece transparente e várias pessoas podem simultaneamente admirar o fenómeno. O Daedalum foi rapidamente comercializado e passou-se a denominar de Zootrope. Forneciam-se com o aparelho colecções de fitas com desenhos que se colocavam e se substituíam na face interior do cilindro. Inventado em 1834 por William George Horner, trata-se de mais um dos brinquedos ópticos que permite visionar um movimento contínuo ou em acção cíclica.Marta Monteiro
Exhibition - 3 - Sunday Drive
Sunday Drive
Exhibition - 3 - Sunday Drive
José Miguel Ribeiro, Portugal, 2009, 20 min Can you keep a secret?... This Sunday will be different. We will not get into the car. Mom and dad will not argue and we will play on a garden of gigantic cabbages.
Exhibition - 4 - Round
Round
Exhibition - 4 - Round
Kirk Hendry, UK, 2008, FIC/MV, 5'26A tale of death and rebirth rages in a jungle world of shadowy hands“The BBC Electric Proms runs a scheme called New Music Shorts. In a nutshell, you choose one of three pre-selected music tracks, write a narrative treatment for it and cross your fingers... I wrote a treatment for a song called 'Round' by Mute Records artistXX Teens and was lucky enough to be comissioned to produce it.”Kirk Hendry
Exhibition - 5 - Don't let it all unravel
Don't let it all unravel
Exhibition - 5 - Don't let it all unravel
Sarah Cox, Reino Unido, 2006, 2 minDon’t pull the end of the thread... Darn it...“This film plays on the stitch in time metaphor. It takes a long time to create something and not very long to destroy it.Knitting works as an appropriate vehicle for this message, we knitted beautiful animals and trees and landscapes but we destroyed them so easily, unpicking stitch by stitch and filming this as stop motion.”Sarah Cox
Exhibition - 6 -
Exhibition - 6 -
Informações e ReservasRaquel MoreiraT 252 646 516animar@curtas.pt
Animar 5 - 1 - Exhibition
animar.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile