Exposição
Animar 4 - 2 - Exposição
Exposição - 1 - Le Pont
Le Pont
Exposição - 1 - Le Pont
Um homem e o seu filho vivem no topo de uma montanha. S sua única ligação com o mundo exterior é uma ponte. Quando ela cai, os dois personagens ficam completamente isolados do resto da humanidade.Os corpos foram feitos com materiais leves como madeira, esponja, látex e plástico.Usámos metal para as articulações: esqueleto de ferro articulado para o pai mas de arame de alumínio para a criança (que era demasiado pequena para fazer um esqueleto de ferro articulado). O alumínio é o melhor metal para dobrar em animação: é leve, fácil de dobrar, mantém a posição que se lhe dá e é bastante resistente à manipulação (não se quebra facilmente ao dobrar). Para manter os bonecos de pé usámos duas técnicas: aparafusados à mesa ou através do uso de imanes por debaixo da mesa.Tentei ser muito tradicional na abordagem à animação, evitando o mais possível as soluções fáceis proporcionadas pelo computador. Tentei encontrar soluções que poderiam ter sido possíveis antes da chegada dos computadores à animação.
Exposição - 2 - Melodia Amarga
Melodia Amarga
Exposição - 2 - Melodia Amarga
Retrato de uma relação fria e distante entre um casal de músicos dentro das quatro paredes da sua casa. A música é o elo comum entre eles, mas quando esta faz com que finalmente se aproximem pode já ser tarde de mais.Este filme é especial para mim porque foi o primeiro que fiz. Começou com umas ilustrações do interior de uma casa que fiz na faculdade e o resultado destas ilustrações acabou por ser peculiar, agradável e transmitiu-me algo semelhante a uma história que se desenrolava por entre essas quatro paredes. Quando as mostrei a um primo meu ele disse “porque é que não pensas numa história de animação para elas?” E assim comecei “Melodia Amarga”…Pedro Moura
Exposição - 3 - Cândido
Cândido
Exposição - 3 - Cândido
“Cândido nunca a amou. A manipulação é o seu jogo preferido."As motivações são totalmente auto-biográficas, independentemente do dispositivo formal do filme. Não existem relações com o Cândido de Voltaire. Cândido é um nome brando, anónimo, algo que pode conter um mistério ou uma mentira.O desenho com grafite pareceu-me o mais adequado para a obra, um misto de rudeza e sensualidade. A certa altura a ideia toma conta de tudo, o estilo torna-se secundário quando o filme se assume a si próprio.
Exposição - 4 - Animatou
Animatou
Exposição - 4 - Animatou
Uma perseguição de cão e gato através de cinco técnicas de animação diferentes.
Exposição - 5 - Spiderman: The Peril of Doc Ock
Spiderman: The Peril of Doc Ock
Exposição - 5 - Spiderman: The Peril of Doc Ock
Esta animação viral bastante popular, com dois fins alternativos, foi produzida em 2004 para o grupo de clientes Sony, Marvel e Lego, e fazia parte da investida mediática que rodeou o lançamento do filme Spider-man 2. Na altura do lançamento, Spiderman: The Peril of Doc Ock esteve no primeiro lugar dos sites iFilm, Atomfilm e Yahoo Movies, e em segundo estava o também nosso Monty Python and the Holy Grail in Lego.
Exposição - 6 - Star Wars: The Han Solo Affair
Star Wars: The Han Solo Affair
Exposição - 6 - Star Wars: The Han Solo Affair
É tempo de crise para a Aliança Rebelde. Na Cidade das Nuvens, bem no cimo do planeta Bespin, Han Solo foi capturado pelas forças imperiais de Darth Vader e congelado em carbonite. O caçador de recompensas, Boba Fett, prepara-se para entregar o pirata a Jabba the Hutt, entretanto, os rebeldes tramam um plano desesperado para salvar o seu amigo…
Exposição - 7 - Monty Python and the Holy Grail in Lego
Monty Python and the Holy Grail in Lego
Exposição - 7 - Monty Python and the Holy Grail in Lego
Como sugere o título, este clássico da Internet retrata o famoso número de dança “Camalot” do filme “Holy Grail” em Lego.
Exposição - 8 - ONE: A Space Odyssey
ONE: A Space Odyssey
Exposição - 8 - ONE: A Space Odyssey
Trata-se do épico espacial de Stanley Kubrick, do princípio ao fim, condensado num minuto exacto.Produzimos uma série de filmes animados com lego, uns para a LEGO e outros por vontade própria, por pura devoção aos blocos. A atracção por fazer filmes no mundo do lego vem em grande medida da minifig (mini figuras) que é ao mesmo tempo um clássico do design moderno, uma série de personagens agradáveis e uma ferramenta o suficientemente robusta para aguentar os rigores da animação.Fazemos os nossos filmes usando animação stop-motion, movimentando os modelos fotograma a fotograma, muitas vezes com incrementos minúsculos. Para fazer filmes de stop-motion é necessário um modelo com personalidade, bem articulado e com o qual se possa contar, tanto para o mover cooperativamente como para manter uma determinada posição. A LEGO está praticamente isolada no mundo dos brinquedos no que toca a oferecer estas propriedades juntas devido à qualidade do seu plástico. Também proporciona uma vasta gama de articulações, pivots e outras ferramentas úteis em todo o seu sistema de construção, o que a torna (bastante por acaso) no melhor e mais acessível produto para animação que o realizador amador tem à sua disposição. Alguns dos nossos filmes mais antigos foram filmados com uma câmara DV ligada a um computador que depois compilava cada frame numa sequência. Hoje, tal como outros animadores de stop-motion, usamos câmaras de digital stills ligadas ao computador, o que oferece melhor qualidade de imagem. Este ainda é um campo experimental com os profissionais a experimentar as melhores combinações técnicas, mas o princípio é simples e uma instalação caseira pode ser explorada por qualquer pessoa com uma câmara e um computador.Tony Mines e Tim Drage
Animar 4 - 2 - Exposição
animar.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile