Nesta 20.ª edição, para além das sessões especiais abertas ao público, o Serviço Educativo da Curtas Metragens C.R.L. planeou um conjunto de sessões e oficinas, especialmente destinadas ao público escolar, adaptadas às diferentes faixas etárias.
ANIMAR PARA ESCOLAS
Consiste num conjunto de sessões para o público escolar, desenhadas com o intuito de proporcionar uma experiência de entretenimento completa, dinamizando novas linguagens cinematográficas, desafios e reflexões através da imagem em movimento.
Estas sessões são realizadas mediante marcação, podendo levar-se o cinema até às escolas ou trazer as escolas até ao Teatro ou Auditório Municipal para uma experiência de sala de cinema completa. Horário a definir mediante disponibilidade.
OS FILMES DA ANIMAR NO CINEMA (51') [3.º Ciclo, Ensino Secundário e Superior]
FICAR ADULTO (60') [3.º Ciclo, Ensino Secundário e Superior]
SABER CRESCER (64') [2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico]
APRENDER FAZ-ME CRESCER! (59') [Pré-Escolar, 1.º Ciclo do Ensino Básico]*
*Em colaboração com Zero em Comportamento
OFICINAS DE LONGA DURAÇÃO
O projeto Animar da Curtas Metragens C.R.L. tem promovido anualmente um conjunto de oficinas de longa duração, no contexto do trabalho contínuo realizado com as escolas da região. Estas iniciativas proporcionam aos alunos e aos seus educadores o contacto com várias ferramentas na área do cinema, abrangendo diferentes faixas etárias, desde os 3 aos 18 anos.
Oficina orientada por Natália Azevedo Andrade
Turma de 12.º ano da Escola Secundária José Régio, Vila do Conde
Criação de uma pequena narrativa com base na captação de impressões visuais e sonoras do Museu das Rendas de Bilros de Vila do Conde, com o mote da exploração da memória. Através da sobreposição de materiais diversos, como linha, renda, cartolina, desenho sobre papel e objetos do imaginário da renda de bilros, os alunos interpretarão trechos das memórias das rendilheiras. Com métodos de animação experimental, de objetos e de recortes os participantes aprenderão a transmitir as suas ideias de forma fácil e intuitiva, aproveitando a dinâmica da técnica.
Oficina orientada por Patrícia Rodrigues e Joana Nogueira
Crianças entre os 6 e os 13 anos da Casa da Criança da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde
Nesta oficina será explorada a temática do retrato e do autorretrato, a observação do outro e a oportunidade de olhar para dentro. Os participantes serão desafiados a criar autorretratos metafóricos, abstraindo-se da imagem física e focando-se em características psicológicas e emotivas, através da exploração de diferentes materiais e técnicas plásticas de animação tradicional.
Oficina orientada por Maria Trigo Teixeira
Utentes do Centro Rainha Dona Leonor, Vila do Conde
A partir de memórias de infância dos/das participantes, esta oficina propõe a criação de um filme coletivo, explorando diversas técnicas de animação e de construção de cenários. Serão empregues técnicas, tais como a animação de objetos, de recortes e frame a frame, a fim de capturar e expressar as emoções e sentimentos evocados por essas recordações.