A exposição ANIMAR 20 foi inaugurada no início de março na Solar – Galeria de Arte Cinemática, assinalando duas décadas de programação dedicada ao cinema de animação português. O evento de abertura contou com a presença dos artistas expositores e a exibição do filme Flow – À Deriva, de Gints Zibalodis.
No dia 8 de março, pelas 16:00, teve lugar na Solar – Galeria de Arte Cinemática a inauguração da exposição ANIMAR 20. Esta edição, a exposição celebra o cinema de animação português, assinalando um marco importante, pois comemora duas décadas de programação contínua. Esta iniciativa contou com o apoio da Viarco Portugal e Fruut - The Healty Snack.
No dia de inauguração, os visitantes não só tiveram a oportunidade de desfrutar e interagir com as obras e os artistas expositores, como também contou com a exibição do filme Flow - Á Deriva, realizado por Gints Zibalodis, vencedor do Óscar de Melhor Filme de Animação.
Esta exposição será palco de uma série de atividades até ao seu encerramento, a 7 de junho. Destacam-se: os Encontros com os Artistas, oficinas temáticas com os artistas expositores; uma sessão de cinema ao ar livre, com todos os filmes da exposição; e uma sessão de encerramento, com o filme de Paul Berger, Robot Dreams: Amigos Improváveis, assim como a projeção do making-of e as curtas-metragens produzidas durante as Oficinas de Longa Duração da Animar.
O projeto Animar, promovido pela Solar – Galeria de Arte Cinemática e dinamizado pelo Serviço Educativo da Curtas Metragens C.R.L., propõe novas ferramentas, meios e metodologias que introduzem o princípio de aprender através de uma experiência participativa. Resulta de uma proposta inovadora de sensibilização para a arte, descodificação da imagem e mobilização de saberes transversais, estimulando a imaginação através do princípio de aprender a brincar.