A Solar – Galeria de Arte Cinemática assinala 20 anos de atividade contínua com a 20.ª edição da ANIMAR, um evento dedicado, este ano, inteiramente ao cinema de animação português. A partir de 8 de março, a programação contará com uma ampla variedade de atividades, centrada numa exposição coletiva na Solar, incluindo visitas-oficinais, ateliers temáticos e sessões de cinema, estendendo-se ao Teatro e Auditório Municipais de Vila do Conde e às escolas da região.
A ANIMAR 20 convida-nos a entrar num mundo pleno de criatividade e a imaginação, concebido para crianças e jovens de todas as idades, bem como para toda a família. Cada sala da galeria transforma-se num ambiente distinto, inspirado pelos vários filmes portugueses em destaque, oferecendo diferentes possibilidades de interação.
Este ano, a ANIMAR valoriza a sua missão educativa, incorporando experiências originais e interativas que inspiram os visitantes a libertarem o seu potencial artístico. Os visitantes poderão apreciar cenários em tamanho real dos filmes Três Vírgula Catorze (Joana Nogueira e Patrícia Nogueira, 2024) e T-Zero (Vicente Nirō, 2024), no primeiro caso, acompanhados por uma série de adereços e figuras meticulosamente trabalhadas diretamente no filme. A exposição também apresenta elementos do processo artístico de Amanhã Não Dão Chuva (Maria Trigo Teixeira, 2024), incluindo estudos de personagens, storyboards, equipamentos para desenho e filmagem em stop-motion, que recriam um estúdio de animação profissional — um espaço convidativo para os mais corajosos explorarem os seus próprios projetos.
Para reforçar este ambiente criativo, uma leitura encenada de passagens do livro Menina com os Olhos Ocupados (André Carrilho, 2024) transportará os visitantes para o universo narrativo repleto de fantasia. Além disso, haverá uma instalação experimental inédita, relativa ao filme Quase Me Lembro (Dimitri Mihajlovic e Miguel Lima, 2023), que promete aprofundar o envolvimento do público, despertando a curiosidade e suscitando diálogos sobre a arte de contar histórias através da animação e de imagens em movimento, geradas espontaneamente pelos próprios visitantes. Desta forma, a ANIMAR 20 não é apenas uma exposição; é um convite para uma experiência de imersão no universo da produção dos filmes.
Para o público escolar, a programação contempla quatro sessões de cinema adaptadas a diferentes faixas etárias: Aprender Faz-Me Crescer! (M/3), Saber Crescer (M/9), Ficar Adulto e Os Filmes da Animar no Cinema (M/12). Complementando estes programas escolares, serão realizadas visitas-oficinais à exposição, que incluíram oficinas de brinquedos óticos, pixilação e stop motion. Além disso, o Serviço Educativo da Curtas Metragens C.R.L. dinamizará as Oficinas de Sábado à Tarde, um conjunto de ateliers orientados pelos realizadores das obras em exposição e convidados especiais.
O programa da ANIMAR 20 inclui ainda a exibição dos filmes Flow - À Deriva (2024) e Robot Dreams - Amigos Improváveis (2023) no Teatro Municipal de Vila do Conde, marcando as sessões de abertura e encerramento do evento, nos dias 8 de março e 7 de junho, respetivamente. Haverá ainda uma sessão de cinema ao ar livre que incluirá a exibição integral das curtas-metragens desta exposição.