ANIMar para Escolas: Curtas de Abril
8

  

Mar

  

2024
ANIMar para Escolas: Curtas de Abril

Nesta 19ª edição, para além das sessões especiais abertas ao público, o Serviço Educativo da Curtas Metragens CRL planeou um conjunto de sessões e oficinas, especialmente destinadas ao público escolar, adaptadas às diferentes faixas etárias. Estas sessões e oficinas são realizadas mediante marcação e poderão acontecer no espaço da escola ou no Teatro Municipal.

CURTAS DE ABRIL

No ano da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, apresentamos um conjunto de curtas-metragens, entre a ficção, a animação e o documentário, que procura evocar uma memória histórica do período da ditadura e da revolução de abril, bem como celebrar uma atitude de resistência e liberdade.


SESSÃO M/6

A MENINA PARADA

Joana Toste

2021, Portugal, ANI, 9’

Uma menina perde-se da mãe e recusa-se a sair do mesmo lugar. Um polícia impede todos os outros de a obrigarem a mexer. A menina parada e o polícia que a guarda param o trânsito e agitam os corações da cidade.


O CASACO ROSA

Mónica Santos

2022, Portugal, ANI, 8’

Uma animação musical e política sobre um Casaco Rosa sempre com alguma na manga. No conforto do seu lar, Casaco Rosa tortura e costura os opositores do sistema. Baseado em Rosa Casaco, o inspetor da PIDE que chefiou a brigada que assassinou o General Humberto Delgado.


A NOITE SAIU À RUA

Abi Feijó

1987, Portugal, ANI, 4’

Baseado no livro de João Abel Manta “Caricaturas Portuguesas dos Anos de Salazar”, esta é uma animação panorâmica sobre uma aldeia dominada pela tirania. Rostos feridos de ausência, figuras hirtas de silêncio, terras salpicadas de sangue… E vamos morrendo adormecidos, indiferentes, até que as manhãs aconteçam.


O CRAVO DA LIBERDADE

Abi Feijó, Regina Pessoa e Pedro Serrazina com crianças de 11 e 13 anos da Escola das Taipas

1996, Portugal, ANI, 4’

Filme de animação evocativo do 25 de Abril, realizado pelos alunos da Escola EB 2.3 de Caldas das Taipas.


O HOMEM DO LIXO

Laura Gonçalves

2022, Portugal, ANI/DOC, 11’50’’

Numa tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão. Da ditadura à emigração para França, onde trabalhou como homem do lixo, e quando voltava a Belmonte na carrinha cheia de “lixo” que transformava num verdadeiro tesouro.


SESSÃO M/12

A NOITE SAIU À RUA

Ver sessão M/6


MENINA

Simão Cayatte

2016, Portugal, FIC, 15’

Lisboa, 1971. Uma jovem “mulher do lar” ganha coragem e descobre uma realidade que mudará a sua vida.


LUGAR EM PARTE NENHUMA

Bárbara Oliveira e João Rodrigues

2016, Portugal, ANI, 16’

“Até que um dia... quando foi disparado o primeiro tiro, tivemos que abandonar as nossas residências.” Ema em 1975 estava à espera da chegada do seu primeiro filho, em Angola. No entanto a sua espera tranquila foi abruptamente interrompida por uma força que a retirou do seu conforto e mudou a sua vida para sempre.


ESTILHAÇOS

José Miguel Ribeiro

2016, Portugal, ANI, 18’

Este é um filme sobre a forma como a Guerra se instala no corpo das pessoas que a vivem olhos nos olhos. E, depois, a milhares de quilómetros e dezenas de anos decorridos, contamina, como um vírus, outros seres humanos. “Estilhaços” revela como a guerra colonial se apoderou do corpo e da mente dos que regressaram, e como o trauma se pode transferir para as gerações seguintes.


O CASACO ROSA

Ver sessão M/6

animar.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile