ANIMar para Escolas: Curtas do Mar
8

  

Mar

  

2024
ANIMar para Escolas: Curtas do Mar

Nesta 19ª edição, para além das sessões especiais abertas ao público, o Serviço Educativo da Curtas Metragens CRL planeou um conjunto de sessões e oficinas, especialmente destinadas ao público escolar, adaptadas às diferentes faixas etárias. Estas sessões e oficinas são realizadas mediante marcação e poderão acontecer no espaço da escola ou no Teatro Municipal.

CURTAS DO MAR

Uma cidade costeira abandonada, um dia de verão na praia, uma nau que navega, um marinheiro que partilha o seu saber, ou até… um cão marinheiro. Múltiplas e diversas são as histórias que o mar nos conta.


SESSÃO M/6

MAR À VILA

Estudantes do 12ºano, sob orientação de Bastien Dubois

2014, Portugal, ANI, 2’25’’

O abraço do mar à terra e às gentes de uma cidade que assim se mostra e se sente.


NAU CAXINETA

Estudantes do 4º ano, sob orientação de Vasco Sá e David Doutel

2012, Portugal, ANI, 4’06’’

Lá vem a Nau Caxineta que tem muito que contar. Já passa ano e dia que anda nas ondas no mar. Um filme dos alunos do 4º ano da Escola EB das Caxinas, Vila do Conde A partir de uma adaptação livre do livro “A Nau Mentireta” de Luisa Ducla Soares.


DODU – O RAPAZ DE CARTÃO

José Miguel Ribeiro

2010, Portugal, ANI, 5’

Um rapaz de cartão. Um caixote de cartão. Um rapaz de cartão faz-de-conta dentro dum caixote de cartão. Dodu, o rapaz de cartão, é muito sensível e vive numa cidade hostil para as crianças. Por isso, passa muitas horas dentro de casa, a brincar com Carica, a sua amiga joaninha. Sempre que Dodu arranha a superfície do caixote de cartão, cria mundos maravilhosos habitados por criaturas invulgares que o ajudam a lidar com as suas emoções e a crescer.


OS OLHOS DO FAROL

Pedro Serrazina

2010, Países Baixos/Portugal, ANI, 15’

Numa ilha rochosa e exposta aos elementos, um faroleiro vive isolado com a sua filha. Do alto da sua torre o pai vela rigorosamente pelo horizonte e pela segurança dos barcos que passam. Sem outra companhia, a rapariga desenvolve uma cumplicidade única com o mar, que lhe traz brinquedos sob a forma de objetos que dão à praia. Ao ritmo das ondas, estes objetos desvendam acontecimentos antigos, memórias que as marés não conseguem apagar…

 

CÃES MARINHEIROS

Joana Toste

2007, Portugal, ANI, 6’30’’

Quando um casal de cães possui um marinheiro para guardar o jardim, deve mantê-lo a todo o custo. É por isso, necessário fugir da proximidade do mar e sofrer as consequências. E a vida deve continuar.


O CAMPO À BEIRA MAR

André Ruivo

2015, Portugal, ANI, 8’

Quando chega o verão as praias junto ao mundo rural são tomadas por estranhos invasores.


SESSÃO M/9

MAR À VILA

Ver sessão M/6


AGULHA DE MAREAR

Estudantes do 6º ano, sob orientação de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues

2018, Portugal, ANI, 3’28’’

Caxinas é terra de bacalhoeiros, onde a vida do mar é ferozmente vivida e o horizonte é uma presença constante, seja para os que partem como para os que ficam. Entrevistas a ex-bacalhoeiros foram o ponto de partida para a realização do filme. A linha do horizonte conduziu o olhar das crianças na criação das animações que dão vida às histórias dos bacalhoeiros, criando assim uma relação intergeracional.


UMA MANHÃ NA FEIRA

Estudantes da universidade e 12º ano, sob orientação de Laura Gonçalves e Xá

2017, Portugal, ANI, 2’30’’

Uma visita ao mercado.


CÃES MARINHEIROS

Ver sessão M/6


OS OLHOS DO FAROL

Ver sessão M/6


FADO LUSITANO

Abi Feijó

1995, Portugal, ANI, 5’30’’

Portugal sente-se um pequeno País na cauda da Europa. Tem um coração errante, um espírito aventureiro, uma alma amargurada e um corpo obediente.


O CAMPO À BEIRA MAR

Ver sessão M/6


SESSÃO M/12

PENÚMBRIA

Eduardo Brito

2016, Portugal, FIC, 8’36’’

Penúmbria, a distópica, foi fundada há duzentos anos num extremo de difícil acesso. De solos áridos, mares revoltados e clima violento, ficou a dever o seu nome à sombra quase permanente provocada por uma montanha a sul. Até que um dia, os seus habitantes decidiram entregá-la ao tempo. Esta é a história de um lugar inabitável.


NORTH ATLANTIC

Bernardo Nascimento

2010, Portugal/Reino Unido, FIC, 15’

Um controlador aéreo numa pequena ilha dos Açores entra em contacto com um piloto solitário, perdido

sobre o Atlântico. Esta será a primeira e última conversa entre os dois.


NESTOR

João Gonzalez

2019, Portugal/Reino Unido, ANI, 6’

Nestor, um homem com vários comportamentos obsessivo-compulsivos, vive num barco-casa instável que nunca para de oscilar.


FADO LUSITANO

Ver sessão M/9


O CAMPO À BEIRA MAR

Ver sessão M/6

animar.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile